07/01/2012

Em carta, Suplicy pede que Cuba libere visita de blogueira


Share/Bookmark
Em carta enviada ao embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Zamorra, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), pediu que Havana permita a visita da blogueira Yoani Sánchez, que foi convidada a participar do lançamento de um documentário na Bahia.

Yoani é personagem do filme, que trata sobre liberdade de imprensa em Cuba e Honduras.

Escrevendo em um blog a partir de Havana, Yoani se tornou uma das principais vozes críticas ao governo de Cuba.

Desde 2004, ela não pode deixar o país. Leis de imigração exigem que cubanos recebam permissão do governo para viajar ao exterior.

Na carta, o senador argumenta que Cuba recentemente tomou medidas "no sentido de permitir maior liberdade aos cidadãos no campo econômico, da livre circulação e das comunicações".

Nos últimos meses, como forma de lidar com a crise econômica que atinge o país, o governo cubano aprovou decretos que liberaram a comercialização de casas e carros no país e que permitiram que o banco estatal conceda créditos a trabalhadores do setor privado.

"Avaliei [como sendo] importante a notícia publicada em 2011, pela imprensa brasileira, de que o Congresso do Partido Comunista Cubano aprovou resolução no sentido de que o governo deveria permitir o livre ingresso e saída de cidadãos cubanos ao exterior", diz o petista na carta.

Nenhum comentário: