16/11/2011

Novo visual de Lula provoca manifestações de carinho no Brasil e no mundo


Share/Bookmark

Berzoini, ex-presidente do PT, foi acusado de uso político por usuária do Twitter por citar 2012 em sua mensagem

Bruno Boghossian, do estadão.com.br
Sensibilizados pela divulgação da imagem de Luiz Inácio Lula da Silva sem cabelo e barba, admiradores e companheiros de partido divulgaram novas mensagens de apoio pela internet ao ex-presidente, que faz tratamento quimioterápico contra um câncer de laringe. Pelo Twitter, o deputado federal e ex-presidente do PT Ricardo Berzoini (@ricardoberzoini) afirmou que Lula "fez barba e cabelo, e o bigode será em 2012, na eleição municipal".
Mensagem postada por Berzoini no twitter - Reprodução
Reprodução
Mensagem postada por Berzoini no twitter
Horas depois, Berzoini chegou a discutir, pelo Twitter, com uma usuária que o acusou de "usar a doença (de Lula) com fins políticos". Ao estadão.com.br, ele esclareceu que usou o ditado "barba, cabelo e bigode" como parte de "uma brincadeira típica de redes sociais".
"É uma frase bem-humorada de superação e enfrentamento de uma adversidade", disse o deputado, que confirmou que Lula deve apoiar o partido nas disputas pelas prefeituras no ano que vem. "Ele está bem disposto e, se estiver bem, vai participar da campanha."
Também escreveram mensagens de apoio o ministro da Pesca, Luiz Sérgio (@depluizsergio) e o atual presidente nacional do PT, Rui Falcão (@rfalcao13). "Força, companheiro Lula e Marisa!", escreveu Falcão.
Repercussão internacional. A cena fotografada por Ricardo Stuckert - que acompanhou Lula desde o início de seu governo, em 2003 - foi reproduzida por agências de notícias internacionais e sites de grandes jornais do mundo. A imagem foi publicada no topo da página principal do espanhol El País (elpais.com), que relatou que o ex-presidente apareceu "calvo e sem barba, mas com bigode e sorridente".
O argentino La Nación (lanacion.com.ar) também estampou a foto de Lula em sua página principal, lembrando que sua barba chegou a ser um símbolo e objeto de provocações na campanha presidencial de 1989. Mais de 50 leitores do jornal publicaram mensagens de apoio ao ex-presidente na página.
O Clarin (clarin.com), também da Argentina, relata que a ex-primeira-dama Marisa Letícia raspou a barba com paciência e ternura, dando a Lula "uma aparência completamente diferente". O francês Le Figaro (lefigaro.fr) reproduziu informações da agência France-Presse, avaliando que "o resultado é uma mudança radical da imagem que o caracterizou por décadas o carismático Lula".

Nenhum comentário: