08/09/2011

Rio Itajaí-Açu invade avenida Beira-Rio, em Blumenau


Share/Bookmark

Previsão aponta pior enchente na cidade desde 1984


A invasão da avenida Beira-Rio, em Blumenau, pela águas do Rio Itajaí-Açu ocorreu por volta das 18h30min desta quinta-feira. Às 19h, o nível atingiu 10,84 metros.

Desde o início da tarde, várias pessoas acompanhavam a subida do rio das calçadas.Clique aquie veja o momento do transbordamento do rio.

A forte chuva dos últimos dias e a expectativa de mais instabilidade nas próximas horas podem fazer com que o nível do Rio Itajaí-Açu, em Blumenau, chegue a 14 metros às 5h desta sexta-feira.

A previsão é do Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu (Ceops). Se confirmada a previsão, Blumenau terá a pior enchente desde 1984, quando o nível do rio atingiu 15,46 metros.

O Vale do Itajaí é a região que mais preocupa a Defesa Civil. O governador Raimundo Colombo está se deslocando para visitar as cidades de Blumenau e Rio do Sul, para vistoriar áreas e conversar com os prefeitos. No início da tarde desta quinta-feira, o prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, decretou situação de emergência.

A chuva causou quedas de barreiras e alagamentos em diversas cidades catarinenses. De acordo com o último relatório da Defesa Civil, divulgado às 17h30min, 46 municípios foram atingidos, mais de 440 mil foram pessoas afetadas e dez cidades estão em emergência. 

Nenhum comentário: